Entrou em vigor a 1 de Novembro de 2012 a obrigatoriedade de os pneus fabricados na União Europeia conterem uma etiqueta de informação sobre as características e o desempenho em termos de eficiência energética, aderência em piso molhado e o nível de ruído exterior.A nova etiqueta, determinada pelo Regulamento (CE) 1222/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de novembro de 2009, deverá ser aplicável a todos os pneus para veículos ligeiros de turismo (Classe C1), veículos comerciais ligeiros (Classe C2) e veículos comerciais pesados (Classe C3).

Os pneus recauchutados, pneus de competição, pneus sobressalentes, pneus cujo índice de velocidade é inferior a 80 quilómetros por hora, pneus com pregos, pneus para utilização profissional fora de estrada e pneus de veículos antigos constituem exceção à obrigatoriedade de etiqueta.

A nova etiqueta de pneus da UE fornece informações importantes sobre aspectos de segurança e ambientais de um pneu. Semelhante à etiqueta energética dos electrodomésticos, a etiqueta de pneus da UE facilita a comparação de pneus em termos de aderência em piso molhado, eficiência de combustível e ruído.

Eficiência de combustível

Uma forma de medir a resistência ao rolamento do pneu, que tem impacto sobre a eficiência de combustível do veículo. Classificação de A (classificação mais alta) a G (classificação mais baixa).

Aderência em piso molhado

Medição da capacidade de travagem do pneu em piso molhado. A aderência em piso molhado é classificada de A (classificação mais alta) a F (classificação mais baixa).

Ruído

Medição do ruído externo gerado pelo pneu em decibéis. As ondas de som pretas indicam a classe de ruído do pneu, de 1 (silencioso) a 3 (ruidoso).