A ergonomia visa assegurar a melhor adaptação de uma situação de trabalho ao trabalhador e à tarefa executada.

Com o propósito de assinalar o Mês Europeu da Ergonomia, a Efeito Gradual elaborou um Boletim Informativo sobre essa temática, para consulta e utilização de todos os nossos clientes. Se já é nosso cliente e ainda não tem acesso ao Boletim, solicite-o através dos nossos contactos.

Um posto de trabalho bem concebido é imprescindível para a prevenção de acidentes de trabalho ou doenças profissionais, bem como para garantir uma maior produtividade. Projetos inadequados de máquinas, assentos ou bancadas de trabalho obrigam o trabalhador a aplicar posturas incorretas, muitas vezes durante longos períodos de tempo, podendo ocasionar dores fortes, localizadas no conjunto de músculos envolvidos na manutenção dessa postura.

As figuras abaixo ilustram quais os critérios que os postos de trabalho devem seguir. A figura 1 demonstra a distribuição dos diferentes objetos sobre uma bancada/mesa, enquanto que a figura 2 ilustra as diferentes alturas de uma bancada de trabalho, tendo em consideração o tipo de trabalho a executar.

Screen Shot 2015-11-21 at 11.12.31

Screen Shot 2015-11-21 at 11.12.44

Desde 1996 é comemorado em todo o mundo o dia 28 de abril como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

A primeira cerimónia teve lugar em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi aceso um memorial para recordar todas as vítimas deste flagelo.

Em Portugal, a Assembleia da República através da Resolução nº 44/2001, instituiu oficialmente o dia 28 de abril como “Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho”, recomendando ao Governo, no âmbito das respetivas comemorações, a realização de campanhas de informação, formação e prevenção, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) é a principal promotora deste dia e do lançamento e concretização das campanhas anuais temáticas de sensibilização de trabalhadores, empregadores e restante comunidade para esta matérias. Em 2015 estão em curso diversas campanhas.