Sinistralidade Rodoviária no Trabalho

A segurança rodoviária faz parte da segurança laboral, existindo dois tipos de acidentes de viação que são considerados acidentes de trabalho:

“In-Itenere” – os que ocorrem quando o trabalhador vai iniciar a sua jornada de trabalho, ou quando regressam a casa.
“In Mision” – os que ocorrem durante as deslocações próprias das funções do trabalhador, como distribuição, visitas a clientes/fornecedores, entre outras.
Entre 2011 e 2015 registaram-se 3.293 vítimas mortais em Portugal, sendo que muitos dos acidentes de viação ocorreram durante o dia de trabalho. De acordo com os relatórios sobre vítimas a 30 dias após a ocorrência do acidente, os mesmos indicam que, em 2011, morreram nas estradas portuguesas 891 pessoas, tendo vindo a verificar-se uma diminuição destes valores até ao ano 2013, em que morreram 637 pessoas, em 2014 este valor manteve-se (638 pessoas).

Os motoristas devem conhecer os seus direitos relacionados com a atividade de condução do veículo e utilizar equipamentos de segurança, receber instruções e formação adequada e adotar uma atitude responsável no desempenho dos seus deveres. Neste âmbito, a Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT) disponibiliza uma série de folhetos que podem ser consultados.

Fonte: ACT | ANRS

Leave a Comment

Name (required)
Website
Your Message (required)